quinta-feira, 26 de abril de 2012

A ARTE NA FAMÍLIA: o artesanato e a costura

Desde que me entendo por gente (e olha que eu tenho lembranças de quando tinha 3 anos de idade!) me lembro de minha mãe e minha avó Maria fazendo artesanato para complementar a renda familiar: suportes pra pendurar pano de prato ou toalha, feitos com argolas presas em carinhas de baianas  de esponja; velas de espuma feitas em tubos de papelão e bolas de árvore de Natal para enfeitar mesas; bonecas de feltro, com longas pernas  e braços (malandrinho,  soldadinho, chapeuzinho vermelho, bonecas brancas, negras, loiras ou morenas, de cabelos crespos, trancinhas, ou maria chiquinhas, etc - até um capeta uma vez pediram para minha avó fazer quando eu era pequena; ela ficou numa angústia até que vieram buscar a bendita encomenda!); bordados em toalhas, crochê, tricô, cabides enfeitados para enxoval, e vários tipos de outros objetos. A querida e inesquecível vó Maria confeccionou roupas para nós até ficarmos adultas, também para os netos e alguns dos bisnetos.


Minhas irmãs Inês e Ana e eu (2 anos), com roupinhas feitas pela vovó. Este vestidinho era em xarez vermelho bem miudinho e ela aplicou, em recortes, uma jardineira com florzinhas bordadas, no peito e também perto da barra. Era lindinho.

Eu (6 anos) com vestido feito pela vovó.

Estas roupinhas eram para o carnaval. Tinham veludo no peito e babado com duas cores na saia. Estávamos com martelinho de carnaval nas mãos e com cara de "ué". Será que o sol estava forte demais pra olhar pra câmera? Ou a vontade de ir para o carnaval não era muito grande? Eu adoro menininhas de maria chiquinha e trancinha.

Nesta casa, que aparece o jardim na primeira e terceira fotos, moramos até os 3 anos. Fica no Bairro Suift e passei em frente há alguns anos. Qualquer hora vou criar coragem e ir até lá, pedir para entrar e vivenciar o tamanho da casa, do quintal, do banheiro, da cozinha, que pra mim estão muito nítidos, no olhar de uma criança de 3 anos.


Um comentário: