Temas: Campo/plantação,
imigração, escravidão e etnias.
Livro:
“Na
roça” (Mary França – Ática).
Pintura: Obra “Café”, de
Portinari.
Música: “Alabe” (tocador
de atabaque), do CD “Okanawa” – Cânticos da tradição yorubá, de Inaycira.
Objetivo: Trabalhar os
temas campo, plantação, etnia/imigração e escravidão; conhecer as obras do
pintor; oportunizar momentos de reflexão e conhecimento, expressão oral e criativa.
Atividade: Leitura da
história e troca de impressões; audição e apreciação da música; conversa sobre
a vinda dos negros ao Brasil, os motivos e conseqüências; observação da obra
pela professora, sem que as crianças vissem; a partir de uma atividade lúdica (encomenda
de um quadro pelo telefone, feita pela Madame Castro) com descrição da imagem
retratada, os alunos deverão representar a cena utilizando grafite e lápis de
cor sobre papel, sem entrar em contato com a obra; após, observar a pintura e
conversar sobre as próprias produções, semelhanças e diferenças, como cada um
representou a cena.
Observação: Trabalho
individual.
“Café”, de Cândido
Portinari, 1935, óleo sobre tela.
Gustavo – 6 anos
João Victor –
6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário