domingo, 22 de abril de 2012

PROPOSTA 5 - Campo, plantação, imigração, escravidão e etnias


Temas: Campo/plantação, imigração, escravidão e etnias.
Livro: “Na roça” (Mary França – Ática).
Pintura: Obra “Café”, de Portinari.
Música: “Alabe” (tocador de atabaque), do CD “Okanawa” – Cânticos da tradição yorubá, de Inaycira.
Objetivo: Trabalhar os temas campo, plantação, etnia/imigração e escravidão; conhecer as obras do pintor; oportunizar momentos de reflexão e conhecimento, expressão  oral e criativa.
Atividade: Leitura da história e troca de impressões; audição e apreciação da música; conversa sobre a vinda dos negros ao Brasil, os motivos e conseqüências; observação da obra pela professora, sem que as crianças vissem; a partir de uma atividade lúdica (encomenda de um quadro pelo telefone, feita pela Madame Castro) com descrição da imagem retratada, os alunos deverão representar a cena utilizando grafite e lápis de cor sobre papel, sem entrar em contato com a obra; após, observar a pintura e conversar sobre as próprias produções, semelhanças e diferenças, como cada um representou a cena.
Observação: Trabalho individual.

 “Café”, de Cândido Portinari, 1935, óleo sobre tela.
 Gustavo – 6 anos
João Victor – 6 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário