terça-feira, 14 de junho de 2011

Pesquisa sobre o uso do blog na prática pedagógica

Pesquisa realizada por Luis Paulo Leopoldo Mercado, Eroneide Firmino do Nascimento e Luciária da Rocha Silva – Universidade Federal de Alagoas, na escola Madalena Sofia em Maceió, no ano de 2006, com o objetivo de analisar o uso do blog como ferramenta em sala de aula, visando à promoção do processo de ensino-aprendizagem e subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, em que o conhecimento a ser construído dá-se de forma compartilhada, num espaço interativo entre professor e aluno.

http://fernandoscpimentel.blogspot.com
WWW.esmadalenasofia.com.br

Resultados da pesquisa:
-Apresentação de temas polêmicos para produção textual
-Socialização
-Textos para reflexão
-Auto-avaliação
-Entrevista e entrevista à distância dependendo da dinamicidade colocada nas aulas
-Grande número de acessos on-line por parte dos alunos registrados no blog
-Os alunos não demonstraram nenhuma dificuldade em utilizar o blog, ao contrário, adoraram o contato com os recursos tecnológicos e sentiram-se estimulados em perceber não somente suas produções, mas também a dos colegas, interagindo e socializando o conhecimento.
-Os blogs de autoria dos professores e alunos são de fácil navegação, possuem riqueza em imagem e som, o que os torna bastante atrativos. O conteúdo dos mesmos é de caráter informativo, educativo ou de entretenimento, e os blogs temáticos apresentam escrita clara, voltada para comentários ou debates e outras atividades afins com o propósito de desenvolver os próprios conteúdos.
-O trabalho desenvolvido com blogs na escola tem a participação especial dos alunos, em atividades e momentos possíveis para que divulguem as estratégias e metodologia da escola. Isso evita o retrabalho pedagógico da escola, além de desenvolver o espírito de colaboração e coletividade (aprender a conviver).

Nenhum comentário:

Postar um comentário