terça-feira, 14 de junho de 2011

Blogs e Redes Sociais para alunos: O Papel do Educador frente aos novos recursos tecnológicos

No momento histórico em que estamos vivendo no que se refere às novas tecnologias de informação, o foco da aprendizagem deve ser a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras–chave facilitaram em muito o acesso às informações necessárias. Até bem pouco tempo os professores, alunos e cidadãos não possuíam a riqueza, variedade e acessibilidade de milhões de páginas da web de qualquer lugar, a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita.
O educador continua sendo importante, não apenas para fornecer informações prontas, mas como mediador e organizador de processos. O professor é um pesquisador, junto com os alunos, e articulador de aprendizagens ativas, considerando que cada aluno é diferente, como também um avaliador de resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo.
Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento rizomático, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.

Fonte:
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007.

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