terça-feira, 14 de junho de 2011

Blogs e Redes Sociais para alunos: Blogs como recurso para aprendizagem

Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental. Os blogs são recursos muito interativos de publicação, com possibilidade de fácil atualização e de participação de terceiros. 

A possibilidade de os alunos se expressarem, tornarem suas idéias e pesquisas visíveis, confere uma dimensão mais significativa às pesquisas acadêmicas. Como suporte pedagógico, em situação de aprendizagem, os blogs possibilitam o acesso à informação de diferentes formas por meio de sons, imagens e textos, permitindo ao aluno obter, comparar e analisar informações e interagir em um espaço de escrita eletrônica, com ensino contextualizado.

Os blogs, além de abrirem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos, são importantes para aprender a pesquisar juntos e a publicar os resultados e, também, são um espaço de afirmação de identidade própria, de liberdade de expressão.

São muitas as possibilidades de utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige um grande conhecimento tecnológico por parte dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. É preciso, apenas, que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem.

Os blogs facilitam os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares, constituem alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até a família e a comunidade, ajudando a construir redes sociais e redes de saber.

Fonte:
NIELSEN, Jakob. Como os Usuários Lêem na Web. Revista eletrônica Conecta, 22/02/2003.
Disponível em http://www.revistaconecta.com/conectados/nielsencomousuários.htm

GUTIERREZ, Priscilla Brossi. Blogs na sala de aula; cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na internet. In http://wwweducarede.org.br/educa/revistaeducarede/especiais.cfm?idespecial=221

Blogs como ferramentas pedagógicas:
http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário